Home » Perguntas Frequentes »

O equipamento adequado?

Alguns conselhos para a escolha do equipamento adequado.


O equipamento adequado?

Criar o clima perfeito é uma tarefa bastante complexa. Diversos factores determinam qual o equipamento mais adequado à sua situação. Siga as sugestões do responsável pela instalação do seu sistema. Aqui está uma lista de aspectos que deve levar em conta. 

Até que ponto é que pretende controlar o clima no interior da sua residência?Quer apenas um sistema de arrefecimento? Ou também deseja uma unidade de ventilação e/ou de aquecimento? Estas escolhas irão determinar o tipo de sistema que pretende. 

Quantas divisões? O número de divisões determina o sistema a adquirir. No caso de desejar o sistema para mais de uma divisão, é possível ligar várias unidades interiores a uma única unidade exterior.

Que tipo de divisões?
Uma loja? Um escritório? Um quarto ou uma sala? Cada aplicação requer um sistema específico.

Capacidade?Um sistema com uma capacidade demasiado elevada criará correntes de ar, fará oscilar a temperatura e gastará mais energia. Com um sistema de capacidade demasiado baixa, nunca conseguirá atingir a temperatura desejada. Escolher a capacidade adequada implica simplesmente que quem vai instalar o sistema calcule a capacidade de que irá precisar. Ele terá de ter em conta as condições a que o sistema estará sujeito, como por exemplo a infiltração solar, a exposição à luz, o número de ocupantes, etc.

Localização da unidade exterior?A unidade exterior deverá ser colocada num lugar específico, com uma base sólida e de fácil acessibilidade para efeitos de manutenção.

Localização da unidade interior?A escolha do modelo será determinante quanto à localização da unidade interior. Será que existe um tecto falso? Há espaço na parede? Etc. A localização da unidade é muito importante. Cada unidade tem um padrão específico de distribuir o ar. A localização errada pode causar correntes de ar e ruído em excesso.

Resistência aos rigores do clima? Tenha em atenção a resistência ao clima da unidade exterior. Esta determinará a longevidade da sua instalação.

Purificação do ar? 
As partículas de poeira que circulam no ar podem ser removidas usando filtros nas unidades interiores. Oferecemos-lhe uma variada gama de filtros, dependentes, é claro, do nível de filtragem.

Escolha do técnico de instalação? O factor mais importante é aconselhar-se com um bom técnico de instalação. Ele calculará, escolherá e instalará o sistema mais adequado às suas instalações. Os seus conselhos e a sua experiência irão garantir-lhe um bom clima. Descubra os técnicos da sua área seleccionando a região em que se encontram as suas instalações:


O que influencia a capacidade?

Ao longo dos anos, temos tentado melhorar o nível de conforto do ambiente que nos rodeia. Nas regiões mais frias, temos tentado aquecer as nossas casas e nas áreas de climas mais amenos, temos tentado arrefecê-las, pois, quando não nos sentimos confortáveis, não conseguimos trabalhar nem descansar. Mas o conforto térmico, tão vital para o nosso bem-estar, está sujeito a três influências básicas:

O factor humano
as roupas que vestimos, a actividade a que nos dedicamos e o tempo que permanecemos na mesma posição
O nosso espaçoa temperatura de radiação e a temperatura que nos rodeia

O ar
a sua temperatura, velocidade e humidade

Destas influências, o factor humano é o mais imprevisível.
Os outros dois podem ser controlados de modo a conseguirmos obter o tão almejado bem-estar.
Alterações nos padrões de construção, nas práticas laborais e nos níveis de ocupação das divisões criaram novos parâmetros que temos de levar em conta.
Os edifícios modernos, por exemplo, geram bastante mais calor do que os edifícios construídos há 50 anos, o que se deve a vários factores:

Infiltração SolarAvanços nas técnicas de construção levaram a um aumento de uso de vidro - mesmo quando é usado tratamento de protecção solar, há um considerável aproveitamento de energia solar.

OcupantesCada vez mais ocupantes, cada um gerando cerca de 120W/h de calor, são enfiados todos os dias em andares de escritórios.

Equipamento eléctricoOs computadores, as impressoras e as fotocopiadoras que fazem parte dos escritórios modernos também geram bastante calor.

IluminaçãoMuitas das lojas modernas podem mesmo ser aquecidas apenas através da iluminação. Valores de cerca de 15-25W/m² não são invulgares na Europa.

VentilaçãoA introdução de ar do exterior num edifício também constitui um problema, quando a temperatura exterior é de cerca de 30ºC!


Que tipo de filtros de ar existem?

Todas as unidades de ar condicionado possuem um filtro. O tipo de filtro depende do tipo de sistema de ar condicionado. Um sistema com ventilação integrada requer um filtro menos eficaz. A eficácia dum filtro é medida consoante a percentagem de filtragem partículas. Simplificando: consoante o tamanho e quantidade de partículas que consegue filtrar. Outro factor que define a eficácia dum filtro é o fluxo de ar. A velocidade do ventilador define quantos metros cúbicos de ar passam através do filtro.

Filtros para poeiras

Removem as partículas de pó que andam no ar, garantindo um fluxo contínuo de ar limpo e fresco. São fáceis de lavar ou aspirar.

Filtro purificador de ar

Os filtros purificadores de ar captam poeiras, pequenas partículas e pólen, mesmo que tenham apenas 0,01 mícrones, e impedem a propagação de bactérias e vírus. O filtro tem duas faces, possuindo um filtro electrostático de limpeza do ar na superfície frontal e um filtro desodorizante na superfície traseira. O filtro purificador de ar vem sempre acompanhado por um filtro normal.

Filtro foto-catalítico desodorizante

Este é um filtro anti-bacteriano desodorizante que decompõe de forma eficaz os odores de cigarros ou animais de estimação, limitando ainda a propagação de bactérias, vírus e micróbios que fiquem presos no filtro. O filtro foto-catalítico desodorizante vem sempre acompanhado de um filtro purificador de ar.


Outras Perguntas Frequentes






NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!